quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Horário de Verão


O Horário de Verão é um ajuste feito nos horários marcados por nossos relógios em alguns meses do ano para que possamos adaptar nossa rotina ao tempo em que o sol nasce e se põe com o fim de aproveitar melhor as horas de sol para economizar a utilização de energia artificial.
no Brasil, o horário de verão é adotado desde 1931 (Governo Vargas), porém de forma descontínua e apenas nas regiões sul, centro-oeste e sudeste.
Isso porque, quanto mais próxima a região estiver da linha do Equador, menos variação há na forma com que o sol atinge a região durante o ano (por causa da oscilação do eixo de rotação da Terra) o que faz com que não haja uma economia muito significativa (embora, segundo a ONS, adotemos o horário de verão para não sobrecarregar o sistema de distribuição de energia no horário de pico), motivo pelo qual o Brasil é um dos poucos países situados entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio a adotar este sistema.
ONS.: Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Por: Caroline Faria








Horário de verão 2013 (Foto: Arte/G1)

34 comentários:

  1. Horário de verão: Eu não sou muito chegada no horário de verão, por mim tanto faz, mais acho que não gosto mesmo porque eu acordo atrasada e parece que eu tenho mais sono, ai acaba dormindo muito mais que o normal, bom eu não gosto de praia então não faz muita diferença se o sol vai ficar ate 18hrs ou ate 19hrs, mais prefiro o horário normal mesmo. Tem pessoas que gosta porque podem ficar ate tarde nas praias ou alguma coisa assim, acho que o horário de verão atrapalha um pouco.
    Eu prefiro ficar em casa porque La fora é muito calor e minha casa fica fresquinha, ela é gelada e fica muito bom. O lado bom do calor é que pode tomar coisas geladas tipo sorvete. Então é isso que eu acho sobre o horário de verão.

    ResponderExcluir
  2. Horário de Verão: Gosto ou Não Gosto?

    Na minha opinião horário de verão é a melhor parte do ano, é claro tirando os feriados.
    De todas as coisas que tem de bom no horário de verão a melhor é comer mais ao dia porque mistura todos os horários assim eu posso comer mais.
    Pra mim o horário de verão é muito bom para todo mundo porque eu acho que todo mundo gosta de sair de dia da escola e isso pra mim já é um grande avanço.

    Bom primeiramente eu gosto do horário de verão porque:

    - Sair cedo da escola;
    - Dormir mais tarde;
    - Comer mais no dia;
    - Entre outras coisas;

    ResponderExcluir
  3. Horário de Verão : Gosto muito do horário de verão por acha que meu dia rende mais , por praticar esporte ao ar livre com sol mais suave pela manhã , por poder aproveitar os fins de tarde de maneira mais feliz . Durante as férias de verão ter o privilégio de curtir a praia até as 20h
    Enfim,acho um super astral ter a maio companhia do sol tanto para estudar quanto para divertir
    Os primeiros dias são um pouco complicados pra acordar mais cedo, mas depois eu me acostumo
    Apesar de dormirmos fazer coisas que no horário normal não conseguimos fazer por já estar escuro
    E eu adoro o sol , a luz do dia! A gente tem a sensação de aproveitar mais o dias !

    Letícia Araújo & Marcio Jesus 9ºA

    ResponderExcluir
  4. Particularmente, eu gosto do horário de verão, é uma opção para podermos aproveitar mais aquele calor gostoso que vem da nossa grande estrela chamada Sol.
    Porém é meio complicado, porque nosso corpo precisa de um certo tempo para se acostumar com essa mudança, e vamos concordar que é bom podermos dormir um tempinho à mais.
    Mudando completamente de assunto, não podemos esquecer do fato da economia de luz, que nós não percebemos, mas se economiza bastante ligando-a uma horinha depois que o normal.
    Tem pessoas que acho péssimo o horário de verão e outras que adora, acha maravilhoso, sem discussões, cada um tem sua opinião.

    Mayara de Aguiar Mollmann - 9ºC

    ResponderExcluir
  5. eu não gosto do horario de verão porque faz muito calor é muito ruim ficar na escola nem entro na sala e já estou todo suado e ainda tem que aguentar os professores reclamando com os outros alunos e tambem os ventiladores da sala quase não pega e ainda mais o vento que chega em nós é muito quente deixa a gente com a garganta seca e a água fica muito quente nos bebedouros por isso que eu não gosto do horario de verão

    ResponderExcluir
  6. Horário de verão :gosto porque ,exemplo porque quando saio da escola ,esta de dia ,porque quando chega hora de ir embora ,na hora Certa são 5:15 e no horário de verão são 6:15 por isso que eu gosto do horário de verão ,porque quando chego em casa eu aproveito mais o dia do que no horário normal por isso que eu gosto do horário de verão.
    Nome: Pedro Henrique
    Série: 7ºA

    ResponderExcluir
  7. eu gosto do horário de verão porque , parece que eu acordo mais tarde parece que sai mais cedo da escola etc... e quando acaba a tarde o dia ainda está claro parecendo como se fosse 15:00 o dia muito claro , parece que a hora passa muito mais rápido e também e muito calor eu gosto do calor eu acho que o horário de verão e bom para acorda para dormi , a gente acorda mais alegre , e dorme muito mais tranquilo e também e bom para brinca joga bola etc ...
    luiz eduardo 7 ano A

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Horario de verão
    Gosto. Acho o horário de verão melhor do que o horário normal , em primeiro porque demora mais para escurecer e da pra ficar mais tempo na rua , em segundo lugar porque é bom para os pais porque economiza mais energia , a conta vem mais barata para o contentamento das pessoas , por isso eu apoio o horário de verão no Brasil.
    Thalya e Laryssa 8ano A

    ResponderExcluir
  10. Horário de Verão
    Gosto em partes, porque estou dormindo mais tarde e tendo que acordar mais cedo para ir para a escola.O verão é muito quente e prejudica o descanso e o nosso tempo de sono e muda totalmente minha rotina estou acostumada com o horário normal, mais também o horário de verão deixa agente com algumas horas de sol a mais e podemos fazer algo de bom como passeios, prais etc...

    Victória Carvalho Cachula 9º ano A

    ResponderExcluir
  11. Horário de verão
    Gostamos, pois a luz do sol nos ajuda à economizar energia elétrica, podemos aproveitar mais o dia com o horário de verão. No começo é um pouco nossa rotina para o novo horário de verão. E se não lembramos de adiantar nossos relógios em uma hora, ficaremos confusos, perdemos compromissos. Um hora ja faz bastante diferença em nossas vida
    No primeiro dia, caso não tenha mudado ainda a hora, pode-se dizer que dormimos mais um pouco, mas só no primeiro dia. Com o adiantamento em uma hora, podemos sentir mais o calor do sol, não anoiteceria tão rápido também .
    Ficamos mais animados, quando chegamos em casa, do trabalho ou escola, dá mais tempo de fazer seus compromissos e também é bom para mantermos nossas tarefas caseiras em dia
    Milena de Holanda Garrido, Kelly Aparecida da Silva Feleto 9ºano A

    ResponderExcluir
  12. Horário de verão
    Eu confesso que não gosto quando o horário de verão chega pois é muito difícil de se acostumar com ele, eu acabo dormindo menos por estar habituada com o horário normal. Mas mesmo não gostando do horário d verão entendo que ele existe por uma boa causa, que é a economia de energia, isso contribui muito para o nosso país, nosso mundo, e o bolso de nossos pais pois como o dia demora mais para escurecer não temos que usar tanta energia como o no horário normal.
    Waleska 9B

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Horário de Verão
    Antes eu poderia falar que sim que eu gosto do horário de verão porque eu estudava de noite.Mas agora eu acho que é muito ruim porque a hora passa muito rápido, é muito chato só é bom por um caso.Porque 18:00 é de tarde ainda, dai demora muito pra anoitecer e é muito bom.

    Mauricio Mendes e Jhonatan Matos 9° ano A

    ResponderExcluir
  15. Horário de Verão
    Não gosto do horário de verão,porque estudo de manhã e costumo acordar 5:20 no horário comum no horário de verão acordo 4:20 muito cedo ,e outra o dia de,ora há acabar .
    E por outro lado é bom para os meus pais porque nos economizamos energia em um dia.
    Só que não entendo porque é só metade to país que ocorre o horário de verão...
    Tifany 9ºanoB.

    ResponderExcluir
  16. horário de verão
    eu gosto ate por que o dia é mais longo mais claro e mais divertido o verão
    fica mais divertido apesar de eu acorda uma hora mais cedo pra ir pra escola , tirando isso eu gosto sim do horário de verão alem também de fica um pouco fora da rotina , mesmo assim da pra aproveitar melhor o dia , praias ,parques etc.. e sair mais cedo da escola ..
    mayara 9ºanoA

    ResponderExcluir
  17. Não porque durante os dias você cria uma rotina.as horas mecanizam você,quando muda as horas você perde um pouco nas horas,eu costumava saber que as seis da tarde estava chegando e organizava por instinto o resto da noite até dormir,foi confuso o horário de verão perdi a rotina "horária".Também é difícil acordar 5h00 e ta escuro,pra quem vai trabalhar pode ser perigoso e mais cansativo,pois quando esta escuro,seu cérebro entra em processo de sono.E eu acordo 5 da manhã,pra ir pra aula,eu teria que acordar ás 6.Sem contar o calor.

    Arion e Gabriel Lucas - 9°anoB

    ResponderExcluir
  18. Eu particularmente não gosto do horário de verão, apesar de realmente apresentar alguns positivos. De uma forma geral ele não me me agrada.
    porque a gente vai dormir uma hora mais tarde e levanta uma hora mais cedo. E pra mim é muito cansativo porque eu acordo, eu levanto cansada e com sono.
    Danielle Cristina e Janes Borges
    9ºanoB.

    ResponderExcluir
  19. horário de verão
    eu gosot porque nós pode arconda até mais cedo até uma hora antés mais ficar mais claro é bom porque nóis vai embora mais cedo da escola nóis fica uma hora atés nóis pode aproveita mais o dia o dia fica bem mais natural é muito bom mais depois vai volta a primavera
    paula 9ºano A

    ResponderExcluir
  20. Bom, por um lado é bom, mas depende das coisas que você faz no dia – dia o que você faz , pra mim é ruim pois tenho que acordar uma hora mias cedo , e o tempo passar mais rápido e agora ultimamente não tenho tempo pra nada , porque passa muito rápido e atrapalha um pouco.
    Mas na minha opinião eu ainda gosto mais ou menos desse horário ,existem os dois lados , o boa e o ruim.
    E por outro lado é bom porque ‘‘eu’’ posso ficar mais tempo na rua , mais também é legal chegar em casa e ainda ter mais um tempo com o dia claro , assim como nós saímos 18:20 da escola , e já ta escurecendo e nesse horário de verão já sairmos mais cedo , logo quando sol já está se pondo mais Ainda conseguimos aproveitar um pouco do sol.

    ResponderExcluir
  21. resposta:o horario de verão é muito bom por que passa muito rapido e as pessoas acordam uam hora mais cedos eu gosto muito com horario de verão tem muitas pessoas que não gosta é bom tam bem que não conta alta para sa pessoas pagar

    nome:joao vitor pereira de carvalho nº16 9ºA

    ResponderExcluir
  22. eu gostei porque não escurece muito rápido e e eu não volto da escola no escuro,o tempo passa mais rápido,tem bastante sol e da para sair bastante,eu consigo levantar cedo e dormi cedo,da para ir na praia ou na cachoeira,brincar na piscina e outros tipos de brincadeiras,não chove muito,de noite é aquele brisa gostosa,dá para almoçar e jantar fora,ir na praia a noite,ir em parques de diversões e muito mais!

    ResponderExcluir
  23. Eu não gosto do horario de verão por que eu acordo mais cedo,eu acordo as 5:40 no horario normal e no horario de verão eu me atraso e acabo acordando entre as 6:00 e 6:20 da manha por que o corpo demora pra se acostuma e acabo algumas vezes chegando atrasado na escola e em outros lugares,e tambem por que 5:40 que é o horario que eu acordo realmente e 4:40 e tambem tem que durmi mais cedo pra acorda mais cedo e eu acordo meio sonolento do que o normal

    nome: Michael da Silva Santos n:27
    nome: Otavio Augusto Pacheco da Silva n:28
    Serie: 9ano B

    ResponderExcluir
  24. Horário De Verão
    O horário de verão é a alteração do horário de determinada região, Na minha opinião ele é bom pois nesse horário nós temos mais tempo para passear e se inteirar com os amigos, também é bom para economizar energia elétrica pois usamos a luz solar por mais tempo. Eu particularmente prefiro o horário de verão e aproveito ele o máximo e ainda temos sorte porque ele cai bem durante as férias.

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto do Horário de Verão porque,parece que a hora passa mais rápida,o ruim e de noite porque a hora passa muito rápida ai parece que você não dorme direito e a porque a madrugada passa muito rápido.
    Quando eu vou para praia no horário de verão eu volto da pra muito tarde me divirto também fico até tarde na rua com meus colegas e amigos é muito legal, o meu dia rende quando e horário de verão, por isso que eu amo horário de verão mais também gosto muito do outro horário mais porque e divertido também mais o que eu gosto mesmo e do horário de verão.

    ResponderExcluir
  26. Sim e não,acorda cedo não é muito bom pra mim,mas pelo outro lado é muito bom pelo fato de economizar energia,aproveitar mais o tempo com a família.Se nós não fomos todos ignorantes não precisava disso,mas né fazer o que ?Agora todos nós temos que ajudar e economizar energia para o bem de todos nós.

    ResponderExcluir
  27. No Brasil,horário de verão.está acima do normal,a temperatura.
    O calor ta de mata.
    Nome :DARLENE DE JESUS BASTOS
    Nome: Grácia Maria Alves Chagas
    9E-EF 30/Jan/2014

    ResponderExcluir
  28. Eu gosto do Horário de Verão porque,parece que a hora passa mais rápida,o ruim e de noite porque a hora passa muito rápida ai parece que você não dorme direito e a porque a madrugada passa muito rápido.
    Quando eu vou para praia no horário de verão eu volto da pra muito tarde me divirto também fico até tarde na rua com meus colegas e amigos é muito legal, o meu dia rende quando e horário de verão, por isso que eu amo horário de verão mais também gosto muito do outro horário.No Brasil horário de verão esta acima do normal a temperatura...
    Nome: Julia Caroline Dos Stos Araujo 9E-EF

    ResponderExcluir
  29. Eu acho o horário de verão muito agradavel por que temos mais horas
    de sol e é bom por que a hora passa mais rapida e vc nem percebe eu tem mais dias de sol do que chuva então ta pra aproveitar mais então ta pra ir a praia e voltar tarde e se divertir mais
    nome:Matheus Costa Silva 9D-EF

    ResponderExcluir
  30. O horário de verão passa mais rápido, o ruim é de noite porque a hora passa rápido e parece que você não dorme direito e a madrugada passa muito rápido.

    ResponderExcluir
  31. Na minha opinião o horário de verão é muito bom , porque sempre vou a praia com meus amigos , e também sempre gostei do calor !

    ResponderExcluir
  32. Gosto muito do horário de verão porque escurece mais tarde e da para ficar jogando futebol na rua até tarde myke jose dos santos silva 9 ano E

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. meu nome é JEFFERSON SILVA ALVES e meu colega se chama MATHEUS VINICIUS pra mim e meu colega o horário de verão é um pouco chato pois vai ficar mais com sono e por outro lado é bom acostumar pois economiza em muitas coisas !!

    ResponderExcluir